Escolha uma Página

Quais são os benefícios de praticar Airsoft?

por | jul 14, 2022 | Airsoft | 0 Comentários

Se você se sente tenso e precisa descarregar energia, o Airsoft é um ótimo esporte.

Além de prazeroso, ele envolve exercícios de resistência, trabalho em equipe e raciocínio rápido, trazendo benefícios para a saúde física e mental de quem pratica.

Durante a prática, os jogadores participam de simulações de combate utilizando projéteis plásticos e armas de pressão não letais.

É um esporte desafiador, praticado com rifles e pistolas, e por isso muitas pessoas têm receios sobre essa modalidade.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios desse esporte e também esclarecer sobre como ele pode ajudar a melhorar a saúde física e mental.

O que é Airsoft?

O Airsoft é um jogo estratégico onde os participantes simulam operações policiais e militares, apenas para recreação.

Foi desenvolvido no Japão em meados dos anos 70, e possui regras definidas e claras, baseadas em honra e disciplina. Podemos dizer que a criatividade japonesa desenvolveu réplicas e rapidamente passaram a empregá-las em combates simulados além dos tradicionais tiro ao alvo. É um esporte de honra, pois dificilmente um árbitro terá assistido o embate para resolver alguma questão de um operador que não se acusou ao receber o disparo.

O esporte chegou ao Brasil em 2003, se tornando oficial em 2010, sendo a fabricação, homologação, aquisição das réplicas e o seu emprego regido pela portaria Colog 002 de 26 de fevereiro de 2010.

São formadas duas equipes para alcançar um objetivo que varia entre a captura ou recuperação da bandeira ou a eliminação dos participantes do outro time.

Os jogadores utilizam armas de pressão que são réplicas bem parecidas aos modelos utilizados em combates reais, mas elas não oferecem riscos aos usuários, pois a munição utilizada são bolinhas de plástico.

Para praticar o esporte é obrigatório usar equipamentos de segurança e proteção como óculos, capacetes, protetores auriculares, coletes e protetores faciais.

Vantagens em praticar o esporte

·         Saúde Mental

O Airsoft ajuda a pessoa a ficar mais calma, relaxada e conviver melhor com os desafios do dia a dia. Ao praticar o esporte, o corpo produz adrenalina e endorfina que são responsáveis por estimular a sensação de bem-estar em nosso organismo.

Além disso, ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e alivia o cansaço do dia a dia, fazendo desse esporte uma ótima opção para quem precisa extravasar e aliviar tensões.

·         Melhora a concentração e o foco

Esse esporte não exige muito esforço mental, concentração e disciplina, pois envolve precisão e objetividade nas ações de seus jogadores.

Por essa razão, o Airsoft ajuda a desenvolver o poder de concentração e a melhorar a capacidade de se manter focado.

·         É uma ótima atividade física

Os benefícios não se limitam à saúde mental. A prática também contribui para a resistência física, pois envolve muita corrida, pulos, e esse tipo de exercício contribui para fortalecimento do coração e pulmões.

·         Fortalecimento do sistema muscular

A execução dos movimentos exige bastante resistência e força, o que ajuda a aprimorar o sistema muscular dos praticamente e também é um ótimo exercício de fortalecimento para os braços.

·         Desenvolve coordenação motora, equilíbrio e postura

Durante a prática de Airsoft, a pessoa precisa manter a arma estabilizada, e por isso é preciso realizar exercícios para melhorar o equilíbrio, a coordenação motora e a postura corporal.

Para o jogo essas habilidades são fundamentais, pois é preciso que o praticante atire com precisão e segurança.

·         Desenvolvimento de habilidades de liderança

Toda atividade que é realizada em equipe, precisa de um líder. Quem desempenha essa função fica encarregado de planejar as estratégias, e deve ter o senso analítico de identificar quais são os pontos fortes e fracos dos membros da equipe.

Cabe ao líder incentivar os participantes da equipe a atingir o objetivo do jogo, com união e eficiência.

Ser líder nesse jogo não é diferente de ser líder na vida real, por isso esse esporte é uma ótima opção para quem quer desenvolver técnicas de liderança.

·         Ensinamentos sobre trabalho em equipe

O Airsoft pode ser muito útil para evolução da vida profissional, pois ele ensina muito sobre o valor do trabalho em equipe.

Para conseguir vencer o jogo a equipe precisa trabalhar unida e em conjunto. Por isso, quem pratica esse esporte aprende bastante sobre cooperação, companheirismo e desenvolve habilidades sociais.

 O trabalho em equipe é tão valorizado no Airsoft que muitas empresas usam a prática para aperfeiçoar suas equipes, demonstrando a importância do trabalho em conjunto aos seus colaboradores.

·         Autocontrole e equilíbrio emocional

Deve haver muita responsabilidade e autoconhecimento dos jogadores. Por isso é um esporte procurado por quem precisa desenvolver equilíbrio emocional e autocontrole.

O Airsoft ajuda muito nessa missão, porque quanto mais o esportista praticar, mais ele conseguirá desenvolver uma conexão consigo mesmo, se sentindo mais confiante e com mais controle.

·         Capacidade de tomar decisões sob pressão

O jogador se vê em uma situação inesperada e deve tomar decisões rápidas e acertadas. Se viver sob pressão é um problema, o jogo pode ajudar muito, pois é preciso tomar decisões com mais objetividade e rapidez, independente da situação.

·         Raciocínio lógico

Ao praticar Airsoft, você melhora suas habilidades analíticas e estratégicas, além de desenvolver um raciocínio lógico bem apurado.

Ganhar não é o objetivo no jogo de Airsoft. O ganho é coletivo e isso tem atraído muitas pessoas que querem praticar um esporte mais democrático, com valores de respeito, amizade e cooperação.

Além dos benefícios que listamos acima, a prática de Airsoft é divertida. É possível conhecer pessoas, pois é realizado em grupo, o que aumenta a possibilidade de aumentar o ciclo de amizade.

O jogo é muito parecido com o paintball, a diferença é que no paintball os projéteis são de tinta, enquanto no Airsoft podem ser de ar ou de plástico como falamos acima.

O esporte pode ser praticado em áreas naturais abertas, florestas, trilhas ou em áreas urbanas preparadas para receber as equipes. Através da interação criada pelo jogo, os competidores conseguem desenvolver resistência física, raciocínio logico e coordenação motora, além de muitos outros benefícios físicos, mentais e sociais.

Para praticar o esporte, a pessoa deve ser maior de 18 anos ou ter autorização e acompanhamento dos responsáveis, procurar uma loja autorizada e conhecer os procedimentos necessários.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *